O DEMAE informa que está em vigor a Resolução de Regulação nº 140/2024, de agosto de 2024, que estabelece os critérios para a aplicação da Tarifa Social pelos prestadores de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário regulados pela Agência Reguladora ARIS-ZM.
Critérios para Acesso à Tarifa Social - Nível I
Para ter direito ao benefício, a unidade usuária deve atender aos seguintes requisitos:
-
Cadastro como residencial;
-
A família residente deve estar inscrita no CadÚnico, com cadastro atualizado conforme o Decreto nº 6.135/2007 e suas alterações;
-
A renda per capita da família deve ser compatível com as classificações de Extrema Pobreza ou Pobreza, conforme os critérios do CadÚnico.
Importante: O benefício da Tarifa Social será vinculado a apenas uma unidade usuária por família registrada no CadÚnico.
Como se Cadastrar na Tarifa Social?
Para solicitar o benefício da Tarifa Social Nível I, caso a unidade usuária não tenha sido identificada automaticamente, o titular da conta deve comparecer ao DEMAE, apresentando os seguintes documentos:
-
Folha Resumo do CadÚnico;
-
Documento oficial de identificação (RG, CPF ou CNH);
-
Comprovante de endereço atualizado;
-
Fatura recente de água e/ou esgoto.
Perda do Benefício da Tarifa Social
O benefício será perdido nas seguintes situações:
-
O usuário não estiver mais inscrito no CadÚnico, ou com cadastro desatualizado, ou não se enquadrar em famílias em condição de Pobreza ou Baixa Renda;
-
Quando o prestador de serviços de saneamento, por meio de atendimento técnico qualificado, detectar e comprovar irregularidades, como:
-
Intervenção nas instalações dos sistemas públicos de água e esgotos;
-
Danificação, inversão ou supressão dos equipamentos destinados ao serviço;
-
Ligação clandestina de água e esgoto;
-
Compartilhamento ou interligação de instalações com outros imóveis não informados no cadastro;
-
Informações incoerentes ou inverídicas no cadastro.
A comunicação sobre a possível perda do benefício será feita na fatura, de forma clara e objetiva, com pelo menos 30 dias de antecedência.
Este benefício garante acessibilidade e justiça social, oferecendo uma tarifa diferenciada para famílias em situação de vulnerabilidade.
Para mais informações, entre em contato com o DEMAE!
#TarifaSocial #DEMAE #Benefício #ÁguaParaTodos