Histórico

Histórico

O Tratamento de água em Jequeri começou a ser feito no ano de 1976 pela ETA (Estação de Tratamento de Água), com capacidade para tratar aproximadamente 13 litros de água por segundo. Na época não existia um órgão responsável pelo tratamento e distribuição da água, nem pela coleta do esgoto, tudo era administrado diretamente pela Prefeitura Municipal de Jequeri.

No ano de 1983, a Prefeitura Municipal de Jequeri firmou um convênio com o SAAE (Sistema Autônomo de Água e Esgoto), órgão que na época era administrado pela Fundação SESP (Serviço Especial de Saúde Publica). Durante a administração do SAAE foram implantados hidrômetros e iniciou a cobrança pelo uso da água e coleta do esgoto em nossa cidade, além da ampliação da capacidade de tratamento da ETA de aproximados 13 L/s para aproximados 16 L/s.

Ao termino da concessão dos serviços de água e esgoto ao SAAE, no ano de 1993, foi criado o DEMAE (Departamento Municipal de Água e Esgoto), uma Autarquia (órgão de administração indireta) do município de Jequeri que passou a ser responsável pelos serviços de água e esgoto. Entre os feitos realizados pelo DEMAE, destacou-se a instalação de hidrômetros no bairro João Bosco Calais (a medição do consumo evita gastos desnecessário de água, preservando assim o meio ambiente e possibilitando uma cobrança de tarifa mais justa), construção de um reservatório de 250 m³ para água tratada no pátio da ETA, construção de dois reservatórios na parte alta do bairro João Bosco Calais, resolvendo assim o problema existente na época de falta de pressão e falta de água nas partes mais altas do bairro, ampliação e construção de rede coletora de esgoto no Bairro João Bosco Calais.

O DEMAE possui também projetos para construção de uma nova ETA para auxiliar a já existente no tratamento da nossa água, elevando a capacidade de tratamento para 40 L/s. Esse projeto já está em fase de finalização com os recursos já aplicados, aguardando apenas a aprovação final da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) para que seja licitada e iniciada a obra. Além de projetos para a ETA, o DEMAE também possui projetos para construção de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), esse projeto está em fase menos avançada do que o da ETA.

O DEMAE sabe o quanto é grande o desafio para dar o atendimento que a nossa população merece, mas sempre continuará buscando progressos para os serviços de água e esgoto de Jequeri e atender da melhor maneira possível a população de nossa querida cidade.

Curiosidades:

*O servidor Ildebrando Santana atuou no tratamento de água desde a inauguração do sistema , em 1976. Ele passou por todas as operadoras do serviço, sendo funcionário da Prefeitura, do SAAE (Sistema Autônomo de Água e Esgoto) e funcionário Efetivo do DEMAE, onde prestou serviços até aposentar. Foi ele, o primeiro funcionário a receber treinamento de como operar uma ETA (Estação de Tratamento de Água) e responsável por repassar os conhecimentos e o aprendizado aos demais funcionários. Quase todos os Operadores do DEMAE aprenderam como operar a ETA com ele.

*Antes da Inauguração do Sistema de Água, o abastecimento era feito através de água aduzida de uma mina que ficava em uma capoeira (conhecida como Mata da Prefeitura), mas esse sistema não abastecia toda a população e a água não recebia tratamento algum, restando à parte não atendida buscar água em baldes e latas nos chafarizes públicos e demais minas d’água da região.

© 2024 Jequeri . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.